Marcelo Marques

ÚRSULA, LÉLIO E MANESCHY NA TV E RÁDIO, MAS SÓ PODEM USAR 25% DO TEMPO DE EDMILSON

elder( Blog Ver o Fato)

O juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa, da 98ª Zona Eleitoral, deferiu, em parte, agora há pouco, pedido de liminar da coligação do prefeito Zenaldo Coutinho, mas manteve – até porque a proibição não foi solicitada – a aparição da ex-candidata Úrsula Vidal na propaganda política do candidato a prefeito pelo PSOL e coligação, Edmilson Rodrigues.  A decisão é válida para qualquer outro apoiador do candidato psolista.

Segundo Elder, a participação de Úrsula deve se restringir ao tempo máximo de 25% do horário destinado a Edmilson. Ele entendeu que Úrsula havia “extrapolado o tempo, ferindo a legislação eleitoral”. “Tenho que zelar pelo fiel cumprimento da lei”, disse o juiz ao ser procurado pelo blog Ver-o-Fato.
Em decisão da última sexta-feira, a juíza da 29ª, Sandra Maria Castelo Branco, julgando pedido semelhante da coligação de Zenaldo, agiu com mão pesada, mandando suspender a aparição de Úrsula e do ex-candidato Lélio Costa, arbitrando multa de R$ 3 mil por cada programa, em caso de desobediência.
Sandra Castelo Branco, assim como Elder, observou que o tempo destinado a Úrsula e Lélio havia extrapolado, mas ela preferiu proibir a aparição da dupla na TV e no rádio, dizendo que isso deveria ocorrer “até o julgamento do mérito”.
Em outra decisão, desta vez no julgamento do mandado de segurança da coligação de Edmilson, no pedido de liminar assinado pelo advogado Egídio Sales Filho e outros, a juiza federal Lucyana Daibes, que atua no TRE, indeferiu a pretensão, que tinha por objetivo reformar a decisão do juízo da 28ª Zona Eleitoral sobre o tempo utilizado por Úrsula no programa de Edmilson.  A juíza entendeu, como os outros dois juízes, que de fato Úrsula chegou a usar até mais da metade do tempo do próprio Edmilson.
Mas, afinal, o que quer dizer a decisão mais recente, a de hoje, 17, tomada pelo juiz Elder Lisboa, da 98ª Zona? Simples, tanto Úrsula, como Lélio Costa, ou qualquer outro candidato que apóia Edmilson, podem aparecer no horário eleitoral do candidato psolista, desde que não ultrapassem mais de 25% do tempo destinado a Edmilson.