Marcelo Marques

Helder reúne prefeitos eleitos

Ministro Helder Barbalho recebe prefeitos do Pará em Brasília

Na tarde de ontem (24) aconteceu um momento único na história do municipalismo do Pará. Pela primeira vez, um ministro reúne com os prefeitos eleitos e reeleitos do estado. A iniciativa foi do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, com o objetivo de apresentar e debater com os novos gestores, as futuras ações do governo Federal direcionadas aos municípios paraenses.

A reunião aconteceu no auditório do Ministério da Integração Nacional (MI), em Brasília, e contou com a presença de 126 prefeitos que estão na capital federal para acompanhar o “Seminário Novos Gestores – Ponto de Partida para uma Gestão de Qualidade”, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep). A reunião contou também com a presença dos deputados federais, Lúcio Vale, Nilson Pinto, Josué Bengtson, Chapadinha e Beto Salame, e os deputados estaduais João Chamon e Eraldo Pimenta.

“Este é um momento único, principalmente para os prefeitos eleitos que vão enfrentar com dificuldade os próximos anos de gestão, e ter este apoio do Ministério da Integração Nacional, na pessoa do ministro Helder, é de extrema importância”, disse Xarão Leão, prefeito de Breves e também presidente (Famep).

Na ocasião, o ministro apresentou as ações desenvolvidas pela pasta, que podem ser acionadas pelos municípios paraenses. Entre elas, a formulação dos planos e programas regionais de desenvolvimento; o estabelecimento de estratégias de integração das economias regionais; as diretrizes e prioridades na aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia e Fundo de Desenvolvimento do Nordeste; defesa civil; acompanhamento e avaliação dos programas integrados de desenvolvimento nacional; entre outras prioridades.

O deputado federal, Nilson Pinto, aproveitou para reforçar aos prefeitos a importância do Ministério da Integração Nacional para o Pará. “Não tenham dúvida que este Ministério atende a maioria de nossas demandas, por isso é de extrema importância poder contar neste momento com um ministro paraense, e que a cima de tudo conhece as necessidades do nosso estado”, disse o deputado.

Em seu pronunciamento, Helder reforçou que está trabalhando pelos 144 municípios do estado, independente de questões partidárias. “Tenho o compromisso de ajudar o meu estado para que efetivamente as coisas possam acontecer em favor dos paraenses, e acredito que isto é possível, pela diversidade de partidos que estão presentes nesta reunião. Esta é uma demonstração de que todos estão juntos para trabalhar em favor do desenvolvimento do nosso estado. Entendo que passado o processo eleitoral, agora é o momento de nós termos a capacidade de convergir no sentido de ajudar os nossos municípios”, concluiu Helder.