Marcelo Marques

Pra mim o motivo principal da eleição de Trump

imageVou com uma certa regularidade aos Estados Unidos e lá chego a passar sempre pelo menos 40 dias a cada ida . Esse ano estive em Las Vegas no início do ano e em Miami, no meio do ano foi a Nova York , Miami e Orlando .

Faço isso já a alguns anos, esse ano pelo menos 65 dias passei por lá .

Desde a candidatura do Trump tenho dito a amigos que ele deveria se eleger .

Minha opinião se baseia nessas estadias por lá e na conversa com os americanos . E com imigrantes legais .

E porque eu sempre pensei isso ?  Porque o número de imigrantes ilegais nos Estados Unidos cresceu assustadoramente nos últimos 4 anos . Antes era quase impossível vermos pedintes nas ruas, moradores de ruas, hoje é impossível não vê-los.

O americano médio não é contra os imigrantes mas é absolutamente contra os ilegais . Dizem que eles acupam espaço nos serviços do Estado que são serviços pagos pelos americanos e pelos imigrantes legais , nao pagam nada por isso e que esse “custo” sobra para os legalizados e para os americanos .

Outra crítica feroz é que é só chegaram ao país e os ilegais tem direitos que deveriam ser dos legais e dos americanos , que não são deportados como antigamente , que incham serviços públicos, que trazem violência ao país e que principalmente não contribuíram financeiramente com nada .

Essas percepções se tornaram muito grande , se tornaram um problema de relacionamento entre os locais e os vindos de fora de forma ilegal .

O governo Obama é acusado de fazer vistas grossos ao inchaço causado por ilegais .

Para um imigrante se tornar legal passa por uma via Crucis , já o ilegal mesmo estando ilegalmente por lá vão ficando sem que o Governo tome providências , ocupam escolas com seus filhos – as escolas não podem negar matrícula a uma criança mesmo sendo filha de imigrantes ilegais .

Essas são as queixas mais rotineiras , crescentes e com aspectos visíveis tanto nas ruas como nas conversas .

Na minha modesta opinião Trump venceu muito por isso, pela elástica aceitação dos ilegais ao país na era Obama.

Claro, entre outras coisas, na minha visão menos preocupantes ao cidadão americano do que essas .

E querem saber, nesses casos os americanos e os imigrantes legais tem lá suas razões .