Marcelo Marques

Jader fala com exclusividade ao Blog

IMG_6176O Blog falou agora  com o senador Jader Barbalho .

O nome do senador circulou hoje pela imprensa por conta das buscas e apreensões  feitas pela Polícia Federal na casa de Luiz Otávio Campos e Marcio Lobão.

” – O que aconteceu hoje foi por conta de uma delação de Delcidio . Ele não diz que que recebi nada , nem legalmente nem ilegalmente . Ele diz apenas que sou um senador influente do PMDB. E sou mesmo , se ele dissesse o contrário eu ficaria puto com ele ,” disse rindo Jader .

Barbalho falou também sobre a gravação que circulou na net feita pelo site O Antagonista ; ” -Eu disse a verdade , claro que não sabia que estava sendo gravado , mas não tiro uma palavra do que disse . Veja bem , eu não tive nenhum contato com ninguém e nem com nenhuma empresa que construiu Belo Monte. Então não recebi nada , coisa nenhuma , não fizeram sequer uma contribuição á campanha pelo partido . Então não tenho mesmo coisa  nenhuma com isso, não me venham querer colar isso em mim que não cola, podem investigar a vontade .  Nunca autorizei ninguém (a atuar por mim), nem tive contato com ninguém de Belo Monte. Não posso aceitar esse absurdo. Não tenho nenhuma preocupação, zero, mas não posso falar pelos outros. ”

O senador defendeu que o Supremo aja para impor limites aos vazamentos de delações. Ele se disse indiferente a divulgar ou não a íntegra de colaborações já homologadas, como no caso da Odebrecht.

Disse que delatores têm feito acusações sem provas e agora estão em liberdade, alguns deles se mantiveram ricos, enquanto aos delatados cabe o ônus da prova.

— Se acham que somente a investigação é suficiente, é melhor fechar o Judiciário e deixar apenas o Ministério Público estabelecer os padrões. Isso só aconteceu no fascismo, estalinismo e no nazismo.

Jader falou que a operação Lava Jato tem o seu apoio para seguir adiante .

Sobre a  indicação de Moraes para o Supremo  falou ; “Fico feliz que o ministro que vai para lá é um legalista, assim como devem ser todos os ministros do Supremo e todos os magistrados. Não entendo como pode haver juízes ilegalistas.”

Jader disse que, por ora, não há nada que desabone na conduta do ministro Edson Fachin, relator da operação que sucedeu Teori Zavascki e responsável pela fase de hoje. Afirmou que ele tem agido com equilíbrio .

Perguntei como estava a saúde do senador , inclusive jornalistas publicaram que o estado dele seria muito delicado .

Jader riu . “- Marcelo , é o desejo dos meus opositores políticos , dessa gente invejosa que não admite que eu esteja á tanto tempo sendo prestigiado pelo povo do Pará. Fiz minha cirurgia , e estou ótimo . Caminho todo dia, tô com uma memória melhor do que gostaria , porque me lembro até do que já deveria ter esquecido . Estou em forma , zerado , animado , disposto . Para o azar deles .”

Perguntei sobre o livro que ele vem escrevendo . “- Está quase pronto , ali terá todas as obras que fiz no estado , todos os recursos que eu trouxe pra cá , pra que os jovens saibam também . ”

Comentei com ele sobre o fato de estar circulando pelo interior, gravando vídeos para a internet, escrevendo artigos . Ele disse;  ” confesso que estou com um apetite danado, disposto , até porque nesse momento que o Pará vive, que o Brasil vive, a gente com a nossa experiência precisa colaborar, é o que continuo fazendo .”

Sera então candidato ao Senado ?

” – Com certeza absoluta . Sou candidato , tive cerca de um milhão e oitocentos mil votos , com meus inimigos invejosos dizendo o tempo todo que quem votasse em mim perderia seu voto por problemas na justiça eleitoral . Mesmo assim votaram , se não fosse essa palhaçada eu teria mais votos . ”

Mas e as articulações para a possível chapa do Helder ?

“- Isso é uma função dele, ele que fale com quem desejar, até com o Jatene se quiser, eu tenho minha carreira, vou ajudar no que puder , mas não me venham pedir o segundo voto como o Flexa fazia todo dia na última eleição . Talvez eu peça para quem estiver na chapa. Sou candidato , o Helder que cuidará da composição partidária .”

Mas tem muitos candidatos né senador ?

“- Muitos, pra todos os gostos ,  temos duas vagas , que briguem pela outra , a minha brigo eu, e tenho fé que o povo do Pará me dará o prazer de continuar no Senado, porque eles sabem quem trabalha e quem é só lorota .”